Reportagem: Thamires.Brandão
O Parque Ecológico Tietê (PET) lança neste domingo (2) uma programação especial em homenagem ao Dia do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho. As atividades acontecerão ao longo da semana, com foco na preservação da natureza, cuidados com a fauna e alertas para o futuro do planeta.
A programação começa a partir das 10h, com plantio de mudas e distribuição de sementes de palmeira jussara no parque, no Núcleo de Lazer Engenheiro Goulart. A ação contará com a presença do subsecretário de Meio Ambiente, Jônatas Trindade.
Das 10h às 13h, a equipe do Centro de Triagem e Reabilitação de São Paulo (Cetras-SP) fará uma dinâmica com o aplicativo ©iNaturalist, no qual qualquer pessoa pode registrar fotos ou sons de diferentes espécies. O intuito é apresentar a plataforma enquanto os participantes caminham pelo PET e fazem seus próprios registros no app. O ponto de encontro será no Museu Tietê.
Às 11h, o Cetras-SP oferece também uma oficina para a confecção de de itens que serão utilizados no enriquecimento ambiental de psitacídeos (papagaios, araras e maritacas), visando à reabilitação para soltura. A atividade será no casarão.
E entre os dias 2 e 8, das 9h às 16h, a população poderá conferir duas exposições cujo objetivo é alertar sobre os riscos para fauna silvestre. A primeira, “O Impacto de Linhas de Pipa para Fauna Silvestre”, mostrará imagens de acidentes e de lesões causadas nos animais socorridos no Cetras. A exposição será no Museu Tietê.
A segunda, “Algoritmo Selvagem Reset”, também no Museu Tietê, traz gaiolas contendo fotos de pessoas com seus animais silvestres domesticados, expostos nas redes sociais. O tema faz referência a uma campanha do Instituto Amparo Animal, com apoio da Semil, que visa transformar o algoritmo das mídias sociais e combater o engajamento que alimenta o tráfico de animais selvagens.
Após a solenidade, o subsecretário de Meio Ambiente, Jônatas Trindade, estará à disposição da imprensa.
Serviço
Local: Parque Ecológico Tietê (PET) – Rodovia Parque, 8055 – Engenheiro Goulart –
São Paulo – SP
Horário: 9h às 16h
Fonte: Secretaria de Meio Ambiente Infraestrutura e Logística