Reportagem: Gabriel Macena de Souza
Os alunos da rede pública de Caraguatatuba (SP) receberam os primeiros materiais didáticos do Programa MenteInovadora, projeto que promove desenvolvimento socioemocional para potencializar a aprendizagem aos alunos da rede municipal de ensino. Os conteúdos vão beneficiar, ao longo de 2024, 6.952 alunos de 31 escolas da cidade.
Entre os materiais fornecidos aos estudantes, um livro do aluno, um booklet (caderno) com atividades em grupo para integrar a família, um jogo Mind Lab de tabuleiro para praticar fora da escola, um livro de raciocínio avançado, atividades para acompanhamento do programa digital e acesso ao portal de conteúdo MentesInovadoras. Os conteúdos são distribuídos para as crianças de acordo com as necessidades do ensino e indicação pedagógica. Participam do programa os estudantes das escolas de Tempo Integral e alunos do 1º, 2º e 4º anos, além dos participantes da recuperação paralela de 6º ao 9º ano.
A Secretária de Educação de Caraguatatuba, Márcia Paiva, participou da entrega aos alunos da EMEI/EMEF Alaor Xavier Junqueira, do bairro Travessão. “O investimento em recursos que potencializam a aprendizagem dos nossos alunos reforça nosso esforço em contribuir para jovens mais preparados e, consequentemente, uma sociedade melhor”, disse, durante a cerimônia oficial.
O projeto
O Programa MenteInovadora é composto por três pilares: jogos de raciocínio, usados com o objetivo pedagógico de aprendizagem; desenvolvimento de métodos cognitivos, para orientar o pensamento dos alunos e fazer com que eles construam as respostas; e mediação da aprendizagem, feita pelos professores. O foco é desenvolver as habilidades e socioemocionais a partir dos conteúdos e dinâmicas, como trabalhar em equipe e aprender a ganhar e perder, por exemplo. Todos os professores passam por um treinamento especial oferecido pela Mind Lab, empresa responsável pela metodologia.
“Estamos extremamente felizes em levar à população de Caraguatatuba a nossa metodologia, que já conquistou reconhecimentos nacionais e internacionais. Além disso, só no estado de São Paulo, outras cidades já utilizam o Programa MenteInovadora e têm resultados a celebrar, como a evolução na alfabetização e na aprendizagem em geral. Os alunos da rede pública da cidade certamente terão mais um aliado no desenvolvimento educacional, algo que se refletirá no futuro e no crescimento do município”, afirma Thiago Zola, head de Produtos da Mind Lab.
Fonte: Giusti Comunicação