Reportagem: Mauricio Barreira
Com a crescente demanda por profissionais qualificados na indústria alimentícia, habilidades culinárias podem abrir portas para oportunidades de emprego em restaurantes, hotéis, catering, serviços de alimentação e outras áreas relacionadas. Além disso, aprender a cozinhar pode ser a base para iniciar um negócio próprio e se tornar independente.
A dica é se inscrever nas aulas do projeto Cozinha Paulista. Serão oferecidas 50 vagas em curso livre e 100% gratuito e as inscrições estão abertas até 09 de maio para maiores de 16 anos, todos os gêneros, cursando ou com ensino médio concluído em escola pública, moradores da região de Jaboticabal (260km de São Paulo).
As inscrições são feitas online. No programa das aulas estão pratos da culinária tradicional paulista, como virado à paulista, pamonha, cuscuz paulista, feijão tropeiro, afogado, bolinho de chuva, farofa de içá.
O curso tem dois objetivos básicos. O primeiro busca a inserção no mercado de trabalho nas funções iniciais em uma carreira na área da gastronomia. O segundo objetivo é capacitar o aluno para empreender no setor, dando noções de precificação, passo-a-passo para a construção de um plano de negócios, entre outros conteúdos em parceria com o SEBRAE.
Além disso, saber cozinhar pode trazer uma série de benefícios: terapêuticos, como alívio do estresse e ansiedade, autoconfiança, conexão social e estímulo mental; e práticos, como independência, economia financeira e hábitos alimentares saudáveis.
As aulas começam no dia 13 de maio e a carga horária total é de 96 horas. Os alunos selecionados serão divididos em duas turmas de 25 alunos que terão dois encontros semanais de três horas cada,
“A ideia é apresentar a gastronomia tradicional brasileira e transferir conhecimento para os participantes na expectativa de salvaguarda dos saberes e fazeres destas receitas que compõem o património imaterial do nosso país”, Marcia Gliosce, Diretora Executiva do Instituto São Paulo de Arte e Cultura – realizadora do projeto – ressaltando a importância de “resgatar os saberes, oferecendo a oportunidade a uma população de baixo IDH”.
O projeto Cozinha Paulista foi viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura e a realização tem a assinatura do ISPAC – Instituto São Paulo de Arte e Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal do Brasil, com patrocínio da Stoller e apoio da Prefeitura de Jaboticabal. A lista final dos selecionados será divulgada no dia 09 de maio de 2024 na página do Facebook/Instagram do projeto.
Cozinha Paulista
Inscrições: até 09 de maio.
Divulgação dos selecionados: 10 de maio.
Início das aulas: 13 de maio.
Local: Rua Getúlio Vargas, nº 91 – Sorocabano – Jaboticabal – São Paulo.
Faixa etária: para jovens a partir de 16 anos. Carga horária: 96 horas. 100% gratuito.
Link de inscrição: Clic Aqui
Realização: Instituto São Paulo de Arte e Cultura (ISPAC), MinC e Governo Federal. Apoio: AAPROCON e Prefeitura de Jaboticabal.
Fonte: Arte Plural Comunicação