Compras de final de ano: como realizá-las com consciência ambiental?

Reportagem: Luiz Valloto

Na medida que as festividades de final de ano vão se aproximando, é comum que os consumidores comecem a pensar nas suas listas de presentes para esse período. De acordo com a pesquisa da META, 89% dos consumidores planejam compras para o último trimestre. Contudo, é possível transformar essas celebrações em uma oportunidade para promover a sustentabilidade. Com isso, a ABREE – Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos, reúne algumas dicas para ajudar o consumidor que pretende adquirir novos eletroeletrônicos e eletrodomésticos.

“A prática de realizar compras sustentáveis desempenha um papel fundamental na construção de um futuro mais equilibrado e respeitoso com o meio ambiente. Uma vez que as compras dos eletroeletrônicos e eletrodomésticos são realizadas de forma mais consciente e responsável, torna-se uma forma significativa de contribuir positivamente para um planeta terra mais saudável, sem perder a chance de desfrutar das alegrias das festas de final de ano”, ressalta Nilson Maestro, presidente da ABREE.

O estudo ainda revelou que 71% do grupo de pessoas que planejavam realizar compras na Black Friday tinham a intenção de antecipar suas compras natalinas. Contrapondo essa tendência, 87% dos entrevistados afirmaram que pretendem reservar as compras de fim de ano exclusivamente para a temporada do Natal.

Portanto, comprar de forma consciente durante as festas de final de ano é uma excelente maneira de reduzir o impacto ambiental. Por isso, o presidente da ABREE destaca algumas dicas para realizar compras de novos eletroeletrônicos e eletrodomésticos com consciência ambiental:

Durabilidade: escolha produtos conhecidos por sua durabilidade e longa vida útil. Ao fazer isso, você diminui a necessidade de substituições frequentes, evitando o descarte prematuro e, por consequentemente, reduzindo o impacto ambiental;

Consumo de energia: opte por produtos com classificação energética A ou superior. Isso significa que esses dispositivos consomem menos energia, reduzindo tanto os custos a longo prazo quanto a pegada de carbono;

Reciclagem: na compra de novos equipamentos eletroeletrônicos e eletrodomésticos, busque realizar o descarte correto dos aparelhos antigos que vão ser substituídos. Com isso, colaborará com o ciclo de logística reversa, reduzindo desta forma o uso de matéria-prima virgem.

 

Fonte: Sing Comunicação

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *