Reportagem: Flávia Lima
Túnel, trincheira, ponte ou viaduto? Você sabe a diferença entre cada uma dessas obras e para que servem? Faltando 14 dias para a inauguração do túnel da avenida Independência, que passará por baixo da Nove de Julho, o tema virou assunto e divide opiniões: alguns acham que se trata de um túnel, outros dizem que é trincheira, e ainda há quem fale em viaduto. Para esclarecer estas dúvidas, a Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Ribeirão Preto resolveu entrevistar especialistas.
O secretário Municipal de Obras Públicas, Pedro Pegoraro, explica que, na construção civil, chamamos de trincheira um trecho de rua ou avenida cercado de paredes, mas sem cobertura. “É o caso da trincheira do complexo viário Doutor Manoel Ferreira Leão Netto, que fica no cruzamento das avenidas Meira Junior, Treze de Maio e Capitão Salomão”, exemplificou.
Já a definição de túnel ficou por conta da engenheira civil Denise de Mattos Venegas, uma das técnicas responsáveis pela construção do túnel da Independência. “Um túnel é uma passagem subterrânea, que permite ou facilita o acesso de um ponto a outro. Ou seja, trata-se de uma área coberta, que é o caso da obra que a prefeitura vai inaugurar no próximo dia 7 de Setembro”, explicou a engenheira. “O túnel vai ligar as avenidas Independência e Presidente Vargas, evitando desvios, semáforos e paradas e, portanto, garantindo fluidez ao trecho”, completou.
Confira outros conceitos de obras de arte arquitetônicas:
VIADUTOS – são estruturas rodoviárias construídas de forma elevada do solo e projetadas para cruzar pistas em níveis diferentes, auxiliando o fluxo do trânsito. O viaduto é composto, geralmente, por um trecho de travessia, normalmente plano, sempre tem rampas de acesso e precisa conter uma altura de pelo menos 4 metros e meio.
PONTES – são as construções responsáveis por interligar, ao mesmo nível, pontos que não eram acessíveis entre si e que são separados geralmente por rios.
Os números do Túnel José Bonifácio de Andrada e Silva ‘Patriarca da Independência’
• Um (01) jardim suspenso instalado sobre a obra (praça Salvador Spadoni)
• Uma (01) passarela de segurança com gradis na área interna
• Duas (02) claraboias para ventilação e iluminação naturais, além de luminárias com lâmpadas led em toda a extensão coberta
• Três (03) avenidas interligadas pela obra – Independência, Nove de Julho e Presidente Vargas
• 381 metros de extensão (cerca de quatro quarteirões), sendo 178 metros de área fechada
• 742 mudas de árvores, sendo 232 plantadas no entorno da obra e 510 doadas ao Horto Municipal
• 4.727 m³ de concreto e 361 toneladas de aço
• 19.000 usuários de ônibus passarão todos os dias no local
• 48.000 veículos circularão diariamente pelo trecho
Fonte: Comunicação Social Prefeitura de Ribeirão Preto