O Museu do Futebol e o Museu da Língua Portuguesa participaram da campanha Sonhar o Mundo de 2022, organizada anualmente pelo SISEM-SP (Sistema Estadual de Museus). As atividades oferecidas pelas instituições do Governo do Estado de São Paulo foram relacionadas ao tema central da campanha, que neste ano é “Deficiência e Acessibilidade em Museus”.
O Museu da Língua Portuguesa ofereceu visitas mediadas sobre acessibilidade nas amostras de arte acontecendo no museu.
A artista plástica e arte-curadora Marina Baffini desenvolveu o projeto de acessibilidade da exposição aberta ao público.
Com curadoria de Daiara Tukano, Nhe’ẽ Porã: Memória e Transformação falou sobre as culturas e línguas dos povos indígenas. Um rio de palavras de diversas línguas dos povos originários passa pelas quatro salas da mostra, que, por meio de obras de artistas plásticos, objetos interativos e experiências audiovisuais, joga luz no multilinguismo do território brasileiro.
Já no Museu do Futebol, a equipe de educadores mostrou ao público diferentes possibilidades de se trabalhar e experienciar os conteúdos do futebol por meio de materiais táteis e sensoriais, como escudos táteis de times, réplicas de bolas antigas, réplica da Taça Jules Rimet, da Taça da Copa, entre outros materiais.
Anualmente, o SISEM-SP convida as instituições museológicas paulistas a participarem da Campanha Sonhar o Mundo, uma programação colaborativa que tem como objetivo debater e refletir sobre o tema escolhido. Dessa forma, os museus atuam cooperativamente, formando uma rede de apoio que contribui para os debates e fortalece os vínculos com o público.
A Campanha Sonhar o Mundo de 2022 teve como tema central “Deficiência e Acessibilidade em Museus”.
Fonte: Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo