Dor de cotovelo saiba quais são as causas?

O cotovelo é uma articulação composta por 3 ossos: o úmero, o rádio e a ulna. Os ligamentos são estruturas mais rígidas que ficam presas nos ossos e que tem como função segurar e manter a posição dos ossos na articulação.  Os tendões são a parte do músculo que se prende no osso.

Assim, para fazermos um movimento por exemplo dobrar o braço o que ocorre é que o músculo contrai. Como ele está preso no osso pelo tendão isso puxa o osso e então vemos o braço dobrar.

Se você esta com dor no cotovelo, a primeira informação que você deve reparar é: onde dói?

 

  • Dói na parte lateral do cotovelo?  A dor fica no cotovelo ou irradia para outras regiões?

Essa é a principal característica da epicondilite lateral. É uma inflamação que ocorre nos tendões dos músculos responsáveis por levantar o punho. A dor pode ficar no cotovelo ou irradiar para a parte lateral do antebraço e piora quando você levanta o punho. Nos casos mais graves pode ocorrer fraqueza para agarrar e carregar objetos. A epicondilite lateral também é conhecida como cotovelo do tenista por acometer grande parte dos praticantes desse esporte.

  • Dói na parte interna do cotovelo? 

A principal causa dessa dor é a epicondilite medial. A dor pode começar no cotovelo e irradiar para a parte interna do antebraço e pode piorar quando você dobra para baixo o punho. É um problema comum em quem faz muito esse movimento de flexão do punho como os jogadores de golfe. Não é à toa que é chamado cotovelo do golfista.

Tem dois outros problemas comuns de dores no cotovelo que podem ter inchaço, além desses sintomas. São eles:

  • Bursite: Nada mais é que uma inflamação da Bursa que é um tecido que existe na articulação do cotovelo.
  • Artrose de cotovelo: A artrose ou também chamada de osteoartrose ou osteoartrite é o desgaste da superfície de cartilagem de uma articulação.

Você deve saber que a dor no cotovelo é muito frequente e pode ser extremamente incapacitante, dificultando atividades habituais da nossa vida diária como vestir-se, tomar banho, fazer a higiene pessoal e até comer.

O tratamento, como você pode imaginar, depende da causa. Nos casos de tendinite, que são as mais comum,  a correção do gesto esportivo, ergonomia no trabalho e o correto fortalecimento local com alongamento tem altas taxas de sucesso quando bem indicadas.

Fonte: Brasil 61

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *