13ª Semana Nacional de Museus e acontecem de 19 a 24 de maio

Foto: Rubens Guerra / Divulgação Museu Casa de Portinari
Foto: Rubens Guerra / Divulgação Museu Casa de Portinari

Neste ano, o Museu Casa de Portinari oferece ao público na 13ª Semana Nacional de Museus uma programação voltada à preservação ambiental. A instituição da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo administrada em parceria com a ACAM Portinari realizará exposição, plantio de mudas e oficinas de reciclagem. A Semana é realizada anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18/5).

O tema desta edição é “Museus para uma Sociedade Sustentável”. Sendo assim, a instituição de Brodowski apresenta uma mostra do artista Ezio Marcola, conhecido na região por dar novo uso a materiais que antes seriam descartados, como sucatas. A mostra fica em cartaz até 24 de maio, já as crianças se divertirão em uma “Oficina de Brinquedos”, de 19 a 22 de maio, ambas acontecem na esplanada do Museu.

Entre as ações, acontecerá plantio de 100 mudas de árvores nativas, a fim de reduzir os impactos ambientais, compensando as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), decorrentes das atividades realizadas pelo Museu. A ação já é adotada pela a instituição há vários anos e faz parte do projeto “Museu Verde”, que reúne medidas de sustentabilidade e consumo consciente.

“O ser humano faz parte do meio ambiente e as relações estabelecidas – culturais, econômicas e sociais – também. Ao longo da história, o homem transformou-se e, nesse sentido, é preciso refletir sobre como devem ser estabelecidas essas relações socioeconômicas e ambientais, afim de tomar as decisões adequadas, em direção as metas desejadas por todos: o crescimento cultural, a qualidade de vida e o equilíbrio ambiental”, explica a gerente geral da instituição Cristiane Maria Patrici.

 

Confira Abaixo a Programação da 13ª Semana Nacional de Museus
“Museus para uma Sociedade Sustentável”
De 19 a 24/5/2015

 

Exposição “Arte e Meio Ambiente”
Período
: de 18 a 24/5/2015
Local:  esplanada do Museu casa de Portinari (Praça Candido Portinari, s/nº, Brodowski/SP)
Horário: das 9h às 17h 

“Iniciativa Verde – CarbonFree”
Período:
de 18 a 24/5/2015
Local: Distrito Industrial de Brodowski

 “Oficina de Brinquedos”
Período:
de 19 a 22/5/2015
Local: esplanada do Museu Casa de Portinari (Praça Candido Portinari, s/nº, Brodowski/SP)
Horário: das 9h às 16h

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *